Nos últimos meses registou-se um aumento exponencial dos crimes cibernéticos em Portugal. Num contexto em que, mais do que nunca, as empresas recorrem aos canais digitais para continuarem a laborar, a proteção contra o cibercrime ganha uma importância acrescida. Saiba o que pode fazer para proteger o seu negócio!
Com a epidemia provocada pela Covid-19 o número de crimes cibernéticos “multiplicou-se de forma exponencial”. O alerta é deixado pelo Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República.
Se desde 2016 já se assistia a um crescimento acentuado no número de queixas de crimes online que chegavam ao Gabinete Cibercrime, os números de 2020 são ainda mais preocupantes. Desde o início do ano e até ao passado dia 16 de abril, chegaram àquele organismo 162 denúncias, ultrapassando já o total de queixas registadas em 2018.
O Gabinete Cibercrime destaca as queixas por cibercrime recebidas desde março, reportando maioritariamente a quatro tipos de crime: defraudações na utilização da aplicação de pagamentos MB WAY; mensagens de email e SMS contendo malware; campanhas de phishing e extorsão por correio eletrónico.
A pandemia obrigou a que muitas empresas alterassem as suas rotinas, com grande parte dos colaboradores a laborarem em regime de teletrabalho. Muitas das organizações viram-se ainda obrigadas a suspender ou a limitar o atendimento presencial e a privilegiarem os canais digitais para manterem contacto com os seus clientes.
À falta de informação e má utilização dos meios digitais por parte dos recursos humanos de que já muitas empresas padeciam, junta-se, na atual situação, uma exposição muito maior. Por isso as empresas estão, hoje, muito mais vulneráveis ao cibercrime!
A melhor proteção contra o cibercrime!
Há conselhos de cibersegurança que nunca é demais relembrar.
Tenha muita atenção às palavras-passe que usa: junte maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e numéricos, evite sequências numéricas óbvias, nomes próprios associados a datas de nascimento. Tenha o antivírus atualizado e uma atenção redobrada aos anexos e links recebidos por email ou mensagem. Aposte num seguro pensado especificamente para proteger a sua empresa de ataques cibernéticos!
Com um seguro Cyber Risks garante a cobertura de danos provocados a terceiros na sequência de ataques à rede informática da sua organização, pelos quais possa vir a ser responsabilizado. A proteção garantida por esta solução desenhada para Pequenas e Médias Empresas inclui ainda os custos com a recuperação do seu sistema informático, dados e software da empresa, com defesa jurídica e extorsão cibernética, entre outros.
E para garantir que a sua empresa está devidamente protegida, estes seguros dão-lhe ainda o acesso a uma plataforma que avalia a vulnerabilidade e ajuda na diminuição dos riscos.
Não deixe para amanhã a proteção que pode garantir hoje mesmo! Contacte-nos e conheça a melhor proteção contra o cibercrime para a sua empresa.