Faça-se à estrada em segurança para umas férias em família

Férias em família: 5 dicas para se fazer à estrada em segurança

05 Julho 2021 | Particulares

Com o período de férias a chegar, muitas famílias preparam-se para uns merecidos dias de descanso. Se é um dos muitos que este ano parte de carro à (re)descoberta de Portugal, saiba o que deve fazer para garantir umas férias em família em segurança!

 

Verifique o estado da sua viatura

Dias antes de se fazer à estrada, garanta que os pneus estão em bom estado e que a pressão é a adequada. Na inspeção à viatura deve ainda certificar-se que mínimos, médios e máximos, piscas, luzes de travão e faróis de nevoeiro estão a funcionar corretamente.

Os níveis de óleo do motor e dos travões e embraiagem também devem ser verificados, bem como o líquido de refrigeração. Por fim, confirme que a ventilação e o ar condicionado estão devidamente operacionais.

 

Acondicione a bagagem em segurança

Os primeiros itens a colocar na bagageira devem ser os mais pesados, tendo o cuidado de os espalhar o mais uniformemente possível, ao invés de os colocar a todos apenas num dos lados da viatura. Se a bagagem ficar acima do limite do banco traseiro, deve colocar uma rede divisória, diminuindo o risco de projeção em caso de acidente.

Se a bagageira não for suficiente para tudo o que necessita para as suas férias em família e tiver de recorrer a uma caixa de bagagem no tejadilho, garanta que esta está bem fixa antes de a começar a encher. Respeite o limite de peso da carga definido pelo fabricante e prenda todos os objetos a transportar na caixa de bagagem com correias adequadas.

Se além da bagagem transportar bicicletas, garanta que o faz num suporte adequado e que a visibilidade não fica comprometida, sobretudo quando as bicicletas são transportadas na traseira do automóvel. Deve ainda certificar-se que as bicicletas, ou o seu suporte, não tapam as luzes ou a matrícula da viatura.

Nos momentos de paragem durante a viagem, verifique que toda a carga transportada continua bem fixa à viatura.

 

Evite as horas de mais calor, opte por refeições leves e faça paragens regulares

Mesmo que a sua viatura tenha ar condicionado, deve evitar grandes viagens nas horas de maior calor. O início da manhã e o final da tarde são os melhores períodos para se fazer à estrada, garantindo temperaturas mais amenas que ajudem a uma viagem mais confortável. Sair cedo de casa garante-lhe ainda mais tempo para resolver qualquer contratempo que possa ocorrer durante a viagem.

A escolha das refeições também influencia o conforto durante a viagem. Deve evitar refeições pesadas, mais difíceis de ingerir, e snacks salgados ou açucarados, com maiores probabilidades de o deixar indisposto ou fazer com que as suas crianças enjoem.

Tenha sempre água disponível e não dê comida às crianças na viatura, uma vez que o movimento pode fazer com que se engasguem. Faça breves paragens com regularidade, aproveitando esses momentos não só para comer, mas também para ‘esticar as pernas’ e deixar que as crianças se mexam um pouco, evitando que se saturem com facilidade.

 

Confirme as medidas em vigor nos locais onde pretende ficar

As medidas adotadas para combater a pandemia podem obrigá-lo a alterar os planos feitos para as férias em família ou deixá-lo em apuros, sobretudo se viajar com crianças.

Para evitar contratempos e birras, antes de sair (ou fazer promessas!) informe-se se há limitações à circulação no concelho para o qual se desloca, se restaurantes e equipamentos de lazer e diversão, como piscinas, estão a funcionar com restrições de horário ou ocupação, se na unidade na qual ficará alojado há algum serviço suspenso ou alterações de funcionamento significativas.

 

Garanta que os seus seguros estão em dia

Antes da viagem rumo às suas férias em família, não deixe de confirmar se o seu seguro automóvel é válido para todo o período de férias e que contempla assistência em viagem e viatura de substituição em caso de acidente, o que lhe poderá evitar muitas dores de cabeça.

Caso tenha um seguro de saúde, deve ainda informar-se acerca dos prestadores de cuidados mais próximos do seu destino aos quais poderá aceder em caso de necessidade.

Se pretender sair de Portugal, mesmo que apenas por algumas horas, não se esqueça de garantir que os seus seguros são válidos além-fronteiras.

 

Siga as nossas dicas e vá de férias em família descansado, sabendo que a nossa equipa está cá para o ajudar, mesmo à distância, caso necessite de assistência!