Este ano, muitos foram os que tiveram de alterar os planos traçados para as férias. O avião foi substituído por viagens de carro, os destinos longínquos por paragens mais próximas. Mas se há algo que não muda é a vontade de usufruir de uns dias de descanso, com toda a tranquilidade! Saiba o que fazer para ter umas férias seguras.
Mesmo que mais próximos da nossa residência habitual do que planeávamos, há cuidados que não devem ser descurados para garantir umas férias seguras. Para o ajudar, deixamos-lhe oito dicas:
1. Cumpra as regras de distanciamento e segurança em vigor, na praia, em estabelecimentos comerciais ou de restauração, no alojamento onde vai ficar instalado. Não se esqueça de incluir máscaras de proteção e solução desinfetante na sua mala de viagem. Zele pela sua proteção e pela proteção de todos e contribua para o combate à propagação do novo coronavírus.
2. Se tem um seguro de saúde, confirme antecipadamente quais os prestadores de cuidados de saúde mais próximos do seu destino de férias aos quais poderá recorrer em caso de necessidade.
3. Garanta atempadamente que todos os documentos pessoais estão em ordem e com validade suficiente para a viagem de regresso.
4. Não divulgue nas redes sociais quais os seus planos e o período em que estará ausente de casa. Peça a alguém de confiança que passe regularmente na sua habitação para recolher correio, ir mudando a posição dos estores ou das cortinas, para que não seja evidente que não se encontre ninguém em casa. Pode ainda aderir ao Programa Verão Seguro, solicitando às forças de segurança a vigilância da sua habitação no período de ausência.
5. Antes de partir em viagem, verifique o estado da sua viatura, nomeadamente pneus, travões e luzes. Confirme também que tem triângulo de emergência, colete refletor, pneu suplente ou kit de reparação de pneus.
6. Certifique-se que a inspeção periódica e o seguro automóvel estão válidos até ao fim das suas férias.
7. Se tem alarme ou grades de janelas em casa, garanta que está tudo a funcionar devidamente. E no momento da partida, com a habitual confusão das malas e dos inevitáveis esquecimentos, garanta que a porta ou portão ficam bem fechados.
8. Pondere a subscrição de um seguro de viagem que, mesmo dentro do país, lhe garanta proteção contra imprevistos, do cancelamento da viagem a acidentes, despesas com medicamentos e hospitais ou extravios de bagagens.
Conte com a Pedro Custódio Seguros para o ajudar a ter umas férias seguras. Contacte-nos e fique a conhecer qual o seguro de viagens e lazer que melhor se adapta às suas necessidades.