Tendemos a desvalorizar o impacto que os pequenos acidentes do dia-a-dia podem ter nas nossas vidas. Venha saber como um Seguro de Acidentes Pessoais pode ajudar a enfrentar qualquer imprevisto que ocorra em casa, no trabalho ou nos momentos de lazer.
Uma queda de bicicleta, uma lesão no ginásio, um tropeção em casa, uma queimadura enquanto faz o jantar… São muitos os pequenos acidentes do dia-a-dia que podem impedir-nos de trabalhar ou acarretar despesas de tratamento inesperadas. E para lhes fazer face, nada melhor que um Seguro de Acidentes Pessoais.
Um Seguro de Acidentes Pessoais garante uma proteção abrangente contra acidentes inesperados em todos os momentos do seu dia, para si ou para a sua família. Este seguro pode ser ativado em caso de acidente ocorrido nos momentos de lazer, em casa ou até no desempenho das suas funções profissionais, em Portugal e no estrangeiro.
Quais as coberturas de um Seguro de Acidentes Pessoais?
A cobertura mais conhecida deste seguro é o pagamento das despesas de tratamento decorrentes do acidente, bem como de um subsídio que compense a perda de rendimentos em caso de hospitalização ou baixa médica. Mas a verdade é que as vantagens de um Seguro de Acidentes Pessoais não se ficam por aqui.
Uma das grandes mais-valias de um Seguro de Acidentes Pessoais é a assistência prestada após acidente, com um vasto conjunto de serviços, adequados a cada fase da vida das pessoas seguras. Falamos, por exemplo, do transporte das crianças entre a casa e a escola em caso de impossibilidade dos pais ou do apoio às compras, à higiene e ao bem-estar pessoal de maiores de 65 anos.
Já em caso de incapacidade permanente clinicamente comprovada no prazo de dois anos após o acidente, o Seguro de Acidentes Pessoais ajuda com as despesas de adaptação de veículo e da residência habitual que venham a ser necessárias e garante o pagamento de uma indemnização à pessoa segura, cujo valor tem em conta o capital seguro e o grau de incapacidade.
O mesmo acontece se o acidente provocar a morte da pessoa segura, mesmo que esta não seja imediata. Neste caso a indemnização é paga aos beneficiários indicados na apólice ou, na sua ausência, aos herdeiros legais da pessoa segura. Além da indemnização, o seguro pode ainda cobrir as despesas com o funeral.
Estão incluídos todos os acidentes?
Não. A lista de exclusões de um Seguro de Acidentes Pessoais conta habitualmente com apostas e desafios, catástrofes naturais, ações praticadas pela pessoa segura a si própria ou pelo beneficiário à pessoa segura, situações ocorridas sob efeito de álcool, pilotagem de aeronaves e a prática desportiva federada ou de deportos com algum grau de perigo, como surf, rugby, BTT, boxe e alpinismo. No entanto, muitas destas exclusões podem ser afastadas, acrescentando a respetiva cobertura à apólice.
O mesmo acontece com os acidentes ocorridos durante o trabalho. Ao incluir esta cobertura no seu seguro, pode vir a beneficiar de uma dupla ajuda – do Seguro de Acidentes de Trabalho a cargo da empresa (obrigatório) e do seu Seguro de Acidentes Pessoais.
E em caso de doença?
Existem atualmente várias soluções de Seguros de Acidentes Pessoais para quem também quer garantir proteção em caso de doença súbita. Esta é uma cobertura que se pode ajustar àquela que for a sua principal preocupação – incapacidade temporária ou hospitalização – podendo ainda incluir o acesso a consultas médicas, incluindo ao domicílio, a preços reduzidos.